28 de dezembro de 2010

LÂMPADAS FLUORESCENTES : ECONOMIA, MAS E A RESPONSABILIDADE?

DÊ O DESTINO ADEQUADO PARA LÂMPADAS FLUORESCENTES  SEMPRE!


Adriana Teixeira Simoni

As lâmpadas fluorescentes são responsáveis por mais de 70% de toda a luz artificial em todo o mundo, mas consomem apenas 50% da energia necessária para iluminação, já que precisam de apenas um quinto da eletricidade que uma lâmpada comum precisa, isso veio aliviar muito o consumo de energia,  mas poderia ser ainda melhor.

Os gases armazenados no seu interior são muito prejudiciais ao meio ambiente, se forem lançadas diretamente em aterros, as lâmpadas contaminam o solo e, mais tarde, os cursos d’água, chegando à cadeia alimentar.

 Quando quebrada, o vapor de mercúrio pode contaminar e causar danos a atmosfera e também a saúde humana pois poderá  haver aspiração desse vapor de mercurio  alojando-se no pulmão  e causando vários dissabores, pois o mesmo  pode permanecer pelo local  onde vazou , por várias semanas. 

Apesar do impacto sobre o meio ambiente causado por uma única lâmpada ser desprezível, ainda assim, é necessário que se tenha e oriente a ter cuidados especiais para o seu descarte. Pois caso sejam depositadas muitas lâmpadas em um aterro ou lixão haverá grande evaporação de vapor e grande contaminação.

No Brasil  são descartadas 70 milhões  ao ano de lãmpadas fluorescentes, sendo que apenas 3% são encaminhadas aos destinos corretos , por tanto  se faz  necessária uma atenção dos governos municipais quanto a  responsabilizarem-se por apresentar meios para o  descarte e destino  adequados , pois em janeiro próximo entra em vigor nova lei sobre resíduos sólidos.

A norma ABNT NBR 10004,  trata dos resíduos sólidos e  define a periculosidade de diversos elementos e substâncias químicas, onde  as lâmpadas com vapor de mercúrio após seu uso estão incluídas nesta norma e são classificadas automaticamente como resíduo perigoso.

Por tanto todos os municípios devem ter uma coleta séria e uma população  bem orientada de como proceder o descarte ,  para que essas lâmpadas sejam encaminhadas as empresas que prestam serviços de descontaminação de mercúrio, e reciclagem do restante do material utilizado em sua fabricação.

Aqui no Brasil temos algumas empresas que fazem esse serviço:

Um comentário:

maduca disse...

Visite o meu blog de design ecologico, colocarei um link la´, obrigado.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...