26 de janeiro de 2011

CONSUMO SUSTENTÁVEL , NÃO TEM PREÇO!




Adriana Teixeira Simoni

O assunto  CONSUMISMO é  debatido a exaustão  no mundo  todo, e se o consumo não  for contido  irá  minar a sustentabilidade planetária com certeza.
Somos todos bombardeados por publicidade  de todas as formas para dirigir-nos ao consumo . Basta acordar,  abrir  o jornal , e existem mais paginas coloridas de anúncios do que noticias, revistas idem, na internet “pump ups” pulam por todos os lados numa ânsia infernal de conquistar mais um click . O  pior  disso tudo , é que isso atinge  também as  crianças,  que pouco entendimento possuem sobre o mal que isso acarretará   até  sua fase adulta, tornando-a um  objeto manipulável caso  não promovermos uma “blindagem”  às crianças,  através de  instruções e conscientização  sobre os perigos do consumo exagerado para o planeta, e elas,  entenderão mais facilmente do que quem já foi abduzido por esse vicio, portanto protejam suas crianças!
O consumo é intrínseco a vida, porém o CONSUMISMO é um mal que assola o planeta,  pois tudo que é demais,  é prejudicial .

Falando-se  em  NATUREZA, esta  já dá mostras de que está um tanto exausta com a doação diária que faz de  recursos  naturais e que pouco recebe de volta em  benefícios e ou  tratamentos adequados que curem ou miniminizem os males causados pelo uso indiscriminado de seus ACABÁVEIS recursos. Só o que se vê, são projetos, encontros, protocolos e um código Florestal que anistia usos indevidos ainda mais contra nossas florestas, nada é seriamente feito para que haja uma real atitude direcionada a diminuir o consumo, sempre fica para 2015, 2020, etc.

Tudo foi modificado para que o consumo aumentasse, os eletrodomésticos são feitos para quebrar logo acabe a garantia, consertar  é mais caro do que comprar  um novo, inclusive nas mudinhas de violetas, que duravam um horror de tempo, é implantado uma bactéria que a fará  morrer em breve tempo, na tecnologia então, quando um item está em montagem já existe uma tecnologia mais avançada inventada , se não bastasse isso,  há incentivo do próprio governo em que a população se jogue ao consumo sem responsabilidade, é preciso um basta nisso tudo  urgente!

O consumismo causa além do endividamento problemas psicológicos nas famílias, onde os chefes que mantêm o lar,  ao se manifestarem contra  o apelo consumista de suas  crianças e ou companheiros acabam por acarretar desentendimentos , frustrações o que   pode levar a pequenos furtos ou desvios de caráter. 
O apelo consumista da mídia provoca certa analgesia, tornando os consumidores facilmente manipuláveis através de emoções por suas ínfimas formas, cores e modelos de publicidade, que podem convencer tanto aos que podem pagar o preço quanto aos que desejam,  mas não possuem recursos para satisfazer essa compulsão para o consumo, e geralmente quem não pode é o que mais sofre, porém,  não muito mais do que quem  pode, pois esse,  apesar de poder pagar,  sente-se vazio em alguns casos,  pois o   CONSUMISMO não é algo prazeroso verdadeiramente,  é  sim, uma armadilha muito bem montada pelo capitalismo.

Priorizar o pensamento sustentável onde o principal é manter um padrão de vida que lhe proporcione uma boa saúde, com  direito ao lazer e a cultura , que permita uma moradia digna, uma boa alimentação  e que possa desfrutar de uma educação melhor proporcionando alçar-se profissionalmente , isso sim não tem preço , e além do mais você não precisa ter o último modelo de tudo que foi lançado para ser realmente feliz, você precisa  saber ver com outros olhos tudo que você já possue, reparar no que está  a sua frente dentro  dessa biodiversidade incrível e disponível para ser usada com responsabilidade onde  você encontrará o  verdadeiro prazer de viver,  livre do apelo consumista e degradante tanto para o  seu bolso quanto para o  planeta.
PENSE MELHOR  e verá que a felicidade está realmente  em pequenas coisas, pequenos gestos, nas poucas coisas que já possuímos e que não usufruímos por estar cegos pelo CONSUMISMO. Saia  desta!  Seja mais sustentável para si e pelo planeta. 

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...