17 de março de 2011

ÁGUA, VOCÊ RECONHECE SEU VALOR ?

22 de março, Dia Mundial da Água.


Adriana Teixeira Simoni

A água,  um líquido  perfeito e que pode  se apresentar de várias formas. Ela pode se condensar em vapor e se deslocar rapidamente para locais distintos e distribuir-se em forma de chuva, bastante lembrada em épocas de seca e em verões onde o que mais se fala são os alagamentos e catástrofes  provocados por seu excesso.
A Água pode ser encontrada em estado sólido, que pode ser   de  grandes proporções  em  geleiras que devido ao aquecimento global vem derretendo e causando também problemas climáticos  ou de  pequenos  cubos quando colocamos num copo de suco  ou quando devasta uma plantação em forma de granizo que podem ser pequenos cubos ou grandes e  danosos até mesmo à construção civil.
Finalmente  chego ao  seu estado líquido, ao qual temos contato diário e uso para diversas ações no decorrer de um dia.  
Se pararmos para refletir sobre a importância d’ água,   veremos que ela está envolvida em 80% da nossa rotina diária. Ao acordarmos, para preparar o café, o suco, o almoço, lavar a louça, a roupa, para embelezar seu jardim enchendo uma piscina ou regando as plantas, durante o dia em necessidades fisiológicas, na limpeza da casa , no trabalho, na indústria , para matar a sede , ao final do dia novamente seu banho.
Enfim percebe-se que viver sem esse conforto  ao  abrir uma  torneira , encontrá-la   ali límpida, fresca e pronta para uso bastando um toque , não tem preço.   Seria  então por essa facilidade que desperdiçamos tanta água ?
Houve época  em que a água tinha de ser retirada a balde de um poço para ser usada, bombeada de um artesiano  e ainda há pessoas por esse Brasil  que buscam água (ruim) a kilometros de distância, ou mesmo retiram a balde de  cisternas  que guardam  água da chuva(rara),  todos para usos semelhante no dia a dia e que dão muito mais valor a água do que quem a tem tratada na torneira.
Essa   facilidade de acesso a água,   ao abrir uma torneira ,  não pode  nos levar ao desperdício,    caberia   pensarmos em SUSTENTABILIDADE,  pois algum descendente nosso poderá não desfrutar  igualmente deste conforto e talvez sofrer por seu racionamento ou mesmo falta.
A água cobre 71% da superfície da Terra , 97% dessa água compõe os oceanos, 2,4%  se concentram em geleiras e calotas polares, e apenas 0,6% é de  água doce .
O consumo  médio diário  por pessoa no Brasil,  conforme  pesquisa do  geólogo Pedro Jacobi é de 160 Litros,  decorrentes das atividades  diárias que citei acima.   Somos 190 mil habitantes no Brasil ,  desse total  apenas 10% não tem acesso a água potável e apenas 32% do esgoto produzido no país recebe tratamento ,  é possível perceber que a quantidade de água desperdiçada é grande e compromete  os recursos hídricos do país.
O momento e os acontecimentos requerem atitudes sustentáveis de todos,  incluído a sociedade consumidora, preconizando seu  uso consciente haja vista a  possibilidade de sua escassez em pouco tempo , as industrias promovendo uso responsável , tratamento e seu  reuso, e o governo implementando formas e regras  mais direcionadas a projetos  para construções mais sustentáveis que promovam o reuso da água bem como aproveitamento das “águas de março” que a cada verão contribuem com  muitos  estragos e desastres.
Água encanada, esgoto tratado,  recolhimento de lixo são direitos básicos da pessoa humana, diretamente relacionados à saúde e à dignidade, porém, é necessário que a PESSOA HUMANA também colabore  com o planeta com atitudes responsáveis e  sustentáveis para que as próximas gerações possam usufruir igualmente.

 
Videos:

 Água : o mundo com ela, o mundo sem ela 
http://www.youtube.com/watch?v=OhDSOPxJMVU

O    IMPACTO DO CONSUMO D'AGUA
http://www.wwf.org.br/informacoes/?uNewsID=27763&utm_source=twitterfeed&utm_medium=twitter


Publicado No Jornal O POPULAR de Mogi Mirim-SP em 16/03.

Um comentário:

Reciclando as Ideias disse...

Olá Drika, eu adorei seu blog também. E claro, já te coloquei na página de parceiros. Obrigada pela iniciativa. Beijos, e sucesso!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...