5 de março de 2011

O POVO, O MUNDO E SUAS CONQUISTAS




Adriana Teixeira Simoni
Contagem regressiva...10 , 9 , 8 , 7 , 6 , 5, 4, 3, 2, FELIZ ANO NOVO!!  Regado  a show de fogos de artifício e muita música.  E assim chegou  2011 para os Brasileiros...
No Egito 2010/2011 rumores de um movimento com data marcada, já eram encontrados nas redes sociais para restabelecer  a dignidade e a democracia em seu País.
 NO BRASIL  as notícias eram sobre a votação do   aumento salarial dos parlamentares , 62 %  atribuído  a eles próprios em votação  em tempo recorde,  como sendo o  aumento necessário, digno do  trabalho que “prestam” a nação brasileira,  chegando a   salários  de R$ 26.700,00. Aumento digno de quê?  Alguém poderia me explicar porque a maioria das categorias receberam aumentos salariais máximos entre 4% a 8%%? Já sei...  É porque essas categorias “TRABALHAM”  e cumprem horário, etc. Realmente tem uma GRANDE diferença. Perdoem minha inocência.
Qual foi a manifestação contaria a isso? Alguns estudantes protestaram calmos e pacíficos frente ao Congresso em Brasília e só! Algum político recusou, ou achou absurdo?
O salário mínimo ,  de tão mínimo  quase nem dá para citá-lo aqui no texto, um valor calculado, pensado, analisado, etc. Provavelmente numa reflexão de custo, imaginemos quanto foi gasto para PROVAR que o salário mínimo só poderia aumentar  em R$ 30,00, talvez tenha sido ao custo dos rendimentos de um ano de um ser trabalhador qualquer. Enfim, do outro lado figura o aumento de 62% dos parlamentares, ou mesmo a famigerada aposentadoria aos 8 anos de mandato dos governadores, etc. Onde,  para tudo isso ,   nenhuma gota de raciocínio foi gasta em estudos ou custos ao País sobre o que causaria essa despesa aos cofres públicos,  capaz! Como dizem meus conterrâneos.  É muito mais fácil tirar pão da boca de inofensivos BRASILEIROS e ao mesmo tempo deixá-los babando com as baboseiras tecnológicas compradas no carnezinho em montão de prestações, afinal, não mandaram consumir?  Dando consistência ao  ópio do consumo, o  tampa boca,  o acalma oposição, o “Tá bom” isso  foi sempre assim ,  típico de brasileiro.
Chega de falar de dinheiro, vamos falar de verde, floresta, preservação essas coisas de “Eco-chatos”, expressão entre aspas porque me incluo. O  ano de 2011  instituído pela ONU, como  sendo o  ano internacional das florestas  farei a comparação ao corpo humano   mais  perfeita , o PULMÃO do planeta, o que  nos remete a uma  emocionante reflexão sobre seu funcionamento.
O que  acontece  no Brasil  já desqualifica essa proposta da ONU , pois aprovaram  uma licença para obras no Xingu, para construção da Usina de Belo Monte , que derrubará  florestas ,devastará áreas  e ecossistemas  pouco a pouco    caso essa  idéia megalomaníaca-política não seja  derrubada definitivamente.  E, além disso, também às voltas com tal código Florestal que vem causando úlceras em ambientalistas preocupados  espalhados pelo Brasil,  os eco-chatos que estão sempre prontos a defender a VIDA.
 Manifestações surgiram de todos os lados , encontros de “minorias” discussões com técnicos e engenheiros, debates, pressões nas redes sócias mas o apoio  a proibição é pequeno e igualmente devastado e alagado pelos interesses  gerados e garantidos na aprovação de sua construção. Movimentos sociais no Brasil são minados de desinteresses pela falta de  informações premeditadamente omitidas, talvez por não gerar lucro a mídia como a venda de carros e celulares.
Enquanto outros Países  se copiam  em atitudes e movimentos pró-democracia, e as aplicam com coragem e determinação para escreverem sua própria  história com glórias numa demonstração de cidadania,   o  Brasil cai sempre na rede das grandes e velhas  feras políticas devoradoras  da esperança brasileira que oprimem o povo com a pouca oferta educacional que os capacite a enfrentar essas atitudes ditatoriais que   aniquilam o povo,  mas que os  jubilam do poder,  abraçando todo tamanho de fortunas que conseguem, em politicalhas contratuais ou mesmo em decretos e votações pseudo-democráticas a seu  próprio favor. Isso é Brasil! Quando teremos consquistas novamente para contar,cantar festejar?

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...