6 de agosto de 2011

A NATUREZA E O SER HUMANO


Adriana Teixeira Simoni
A natureza já foi vista como “divina” “ameaçadora” ,  “sobrenatural” e antropocêntrica,  logo  passa  a ser dominada pelo Homem   no uso da sua  racionalidade que o diferencia dos demais animais.
Deste momento em frente iniciou-se a deterioração da NATUREZA. A  busca implementada pelo homem  em suprir as necessidades humanas imediatas  acaba se transformando  em abuso com a revolução industrial,  pois nesta ocasião acreditavam   serem  infinitos os recursos naturais  o  que  ora percebemos serem  fatidicamente  findáveis.
O ser humano ora pensa a Natureza como algo bom e saudável, mas na perspectiva de algum lucro já não se importa muito com aquele belo capão de mato,  com uma pura e cristalina nascente ou já não faz mais conta  daquela  sombra garantida no dia todo por aquelas árvores gigantes que socorriam animais do calor do dia e das surpresas da noite,  ora  o homem quer contemplar essa  mesma natureza,  mas incluído-a numa infra-instrutura imobiliária  fazendo  desta,  a vista privilegiada  que  garantirá  o  ganho financeiro  que  tanto  almeja.
Por outras  vezes  a  natureza é  contemplada pelo  homem como algo que apazigua o coração e  o faz viajar por algumas  lembranças , seja brincando com a natureza desfrutando de suas belezas e possibilidades ou apenas lembrando  momentos que viveu e teve oportunidade de guardar em sua memória, pois   hoje  essa imagem pode não mais ser vista ,pois  já não mais existe .  O próprio  homem a  modificou, o progresso a roubou .
Eu sou agradecida por ter vivido, ter “bebido” desta natureza poética, tive oportunidade de comer frutas silvestres  como a pitanga, o cambuim, o figo,    pescar em riachos, tomar banho em açudes ,  me assustar com repteis diversos, tocar um animal sem medo, correr pelos campos dos  Quero-queros furiosos   que defendiam  seus ninhos .  Isso tudo e mais um pouco foi um grande  privilégio, muitas crianças que hoje são adolescentes não tiveram e talvez não venham a ter tal regalia.
Todas estas lembranças vieram a minha mente e acaloraram meu coração quando o editor do Jornal  O POPULAR - Mogi Mirim -SP pediu que falasse sobre  minha ligação com ambiente e a natureza e agradeço igualmente de coração tanto o convite para assinar a coluna AMBIENTE , bem como por ter me sugestionado fazer essa viagem por minhas lembranças.
 Finalizo com  verso de um  poeta   conterrâneo  :
“Qualquer ideia que te agrade,
  Por isso mesmo... é tua.
  O autor nada mais fez que vestir a verdade
  Que dentro em ti se achava inteiramente nua...”   Mário Quintana

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...