2 de junho de 2012

COMEMORAR ECOLOGICAMENTE



Adriana Teixeira Simoni

Dia 5 de Junho, poderia ser um dia repleto de comemorações, pois sendo o Brasil o país com a maior quantidade florestal do mundo, numa pequena disputa com a Rússia, porém essa possui outro tipo de vegetação que não pode ser considerada floresta como a nossa, e sendo assim, somos possuidores da maior floresta, que grande triunfo! Isso seria  ótimo se não parecesse trágico!

Possuir o maior pulmão verde, a maior biodiversidade, regados por uma boa quantidade de água doce além de outras riquezas naturais, isso tudo desenvolve muita cobiça, o que tragicamente coloca toda essa divina beleza em risco.

Nossas florestas se transformam em campo de guerra de grileiros e serrarias desmatando com suas serras árvores bárbaras que demoram anos para chegar naquele talhe, onde agregam a si a vida de tantas outras espécies em seu tronco, seus, galhos, sua sombra, sua flor, sua semente, em sua seiva. Na fotossíntese ainda nos afagam com uma boa troca de  gás carbônico por  Oxigênio  tudo isso apenas para permanecerem vivas. Apesar de nossas contribuições poluidoras diárias elas continuam nos fornecendo oxigênio assim como as algas, são resilientes frente a tantas atrocidades que as circundam.

Enfim essas nossas belezas verdes despertam a ambição  se tornando  crime, crime de grilagem, de biopirataria, desmatamentos, queimadas, expansão da atividade agrícola irresponsável, extrativismo mineral desequilibrado e outros. Tudo no intuito de favorecimento de poucos, quase sempre baseados na corrupção, com exploração de mão de obra escrava, destruição e comprometimento de reservas indígenas.

De que forma podemos mudar essa realidade?  Entendo ser difícil atingirmos os altos escalões da corrupção que se encontram muito próximos da destruição de nossas florestas, mas podemos mobilizar-nos ao menos para cobrar dos políticos que elegemos mais decência e atitudes  mais éticas com o cargo que ocupam. Que  esses senhores se preocupem em obrar em defesa de um País mais sustentável e saudável não permitindo a dilapidação de nossas riquezas nas formas tão acintosas que se mostram e pior ,  com anuência desses mesmos senhores legisladores que possuem o poder de assinar.

São tantas as discussões sobre a poluição do ar, destruição da camada de ozônio, comprometimento do solo e da água; desmatamento; diminuição da biodiversidade e da água potável ao consumo humano, destruição das espécies vegetais e dos nossos rios, da extinção de animais, enfim, são tantos dissabores a comemorar que a sociedade precisa dar um basta. A natureza até nisso é sábia, pois ela vai resiliente se renovando se reestabilizando, porém a destruição e o uso dos recursos naturais estão excessivamente altos, o que compromete a sustentabilidade a autorrenovação desse esplêndido ser, o planeta terra.

Vamos comemorar assim mesmo! Vamos nos mostrar sensível a questão ambiental.  Vamos nos envolver como agentes ativos em direção ao desenvolvimento sustentável, unindo forças e vozes na permanente defensivo da vida planetária, promovendo nas ações ambientais conscientes a garantia de que todos terão um futuro mais seguro e mais saudável. 

Dia 5 de Junho Dia do Meio Ambiente, comemore preservando-o! 

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...