30 de junho de 2012

SER OU TER EIS A QUESTÃO...




Adriana Teixeira Simoni

            Shakespeare colocou indagação semelhante na peça em que  o príncipe Hamlet questionava em sua loucura lúcida “ser ou não ser”. Hamlet    também pretendia saber qual caminho tomar.  Agora desafio  saber o que seria melhor para a humanidade ser ou ter?
            
             Se o ser é tudo aquilo que eu vivo, é tudo em que coloco minha mão e deixo meu perfume, são minhas experiências, vivências, meus saberes. Ser é algo que ninguém pode me tirar, é algo que carregarei pra sempre como meu até morrer, mesmo que mude de opinião ainda assim serei eu. Enfim, todas essas prerrogativas  me fazem  concluir que ser é muito melhor que ter...ou não?
            
               Todavia  não é fácil nem possível ser tão conclusivo assim, pois ser também traz seus lados negativos, ser egoísta , ser maléfico , ser preconceituoso e inoperante das boas atitudes para com pessoas, animais e o ambiente e também no segregar o conhecimento por insegurança. Logo ser não seria tudo de bom.  Que dúvida cruel, ser ou ter eis a questão...
            
               Se  ao “ser” posso ser magnânimo e destruidor, altruísta e  mesquinho, pessimista e otimista. Contudo  se nos antagonismos do ser , posso ser algo negativo ou positivo para mim ou para com os outros ,  desta forma ser não me faz facilmente  melhor  assim como não me impede de me tornar cruel.
            
             Quando nos detemos na  vida em apenas “ter”,  ter um, dois carros, uma casa de campo, duas  na cidade e  uma outra na praia, falamos que investimos. Mas quando falamos em  ter uma TV de plasma na sala e mais  uma em cada  dormitório, além dos três celulares mais o smartfone   e o Nextel que ganhamos do Cachoeira , enfim ter no sentido de possuir muitas coisas  e possuir muito das mesmas coisas isso pode  nos tornar perdulários  e nos comprometer frente a busca incansável de um  viver sustentável. 
            
               Atribuir nossa felicidade as coisas que podemos comprar não é algo indicado, pois se por qualquer razão nossa condição financeira nos  impossibilita de satisfazer  o prazer de  consumir , tal condição pode levar a depressões ou endividamentos e  também a frustrações. Portanto TER não deve ser considerado uma razão de viver, mas continuar sendo apenas a  realização da necessidade premente.
            
             Uma vida simples e sustentável não quer dizer que voltaremos a viver como na idade da pedra, pedalando o carro ou tomando banho de canequinha, mas todos podem colaborar ao economizar energia e  água. Tentar não usar copos descartáveis e comprar água em garrafinhas.  Eleja uma caneca pessoal,  o que já ajuda diminuindo o excesso de lixo de produtos descartáveis. Condicionar e  separar o lixo para recicladores, andar mais a pé, de bicicleta , promover carona solidária entre vizinhos, colegas  de escola, etc. Há uma infinidade de atitudes que podemos adotar sem voltar a idade da pedra.
            
              Entre “Ser” ou “Ter”, a certeza é que você conquistará mais no momento em que você puder ser mais consciente da importância que você tem para o planeta. Logo a razão de ser é mais benéfica do que apenas o “ter” de acumular coisas e desequilibrar os recursos naturais, dando margem   ao ensejo da produção e do consumo. Eis  então  que você deve ser o mais consciente possível de suas ações, pratique SER sustentável em sua vida para o bem do planeta! Bem lembrado na Rio+20 por Marina Silva:

“O desenvolvimento sustentável não é uma maneira de fazer, é uma maneira de ser!” 

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...