3 de agosto de 2012

INCIVILIDADE E O TEMPO


Adriana Teixeira Simoni

A correria das horas e dos dias movidos pelo tempo que nunca é o suficiente para todas as atividades que estamos dispostos a enfrentar num dia,  que apesar de possuir  24 horas é curto e cruel. O tempo como dizia Santo Agostinho nada mais é do que uma criatura assim como o mundo e todas as outras coisas. Sendo assim é inútil brigar com o tempo ele sempre vence apesar de ser cíclico, percorre seu percurso tranqüilamente o que acaba por  deixar alguns escravizados pela  sua tranqüilidade.

A rotina que nos atribuímos é sempre maior do que as necessidades que ela emprega, e neste caso o “Tempo” se torna algoz de muitos problemas de saúde e até ambientais. Leva-nos a exaltação e ao desânimo num piscar de olhos e é nesse exato momento que pode nos levar ao crime ou a dissolvência.

Filosofar a respeito do “tempo” não salva o planeta, mas pode nos despertar para a necessidade de olhar ao redor e perceber que nossas atitudes muitas vezes envolvidas pela ação do tempo que achamos curto ou demasiadamente moroso nos faz cometer barbaridades que não permitem voltar no tempo.

A velocidade com que pensamentos circulam em nossa mente tanto pode comprometer nossa consciência física de estar presente na ação que desenvolvemos, bem como na consciência dos fatos que envolvem a ação praticada. Sem nenhuma metáfora, na realidade estamos executando algo e ao mesmo tempo com o pensamento vago e distante decidindo o que faremos a seguir, nem bem vivemos a ação do momento e nem tão pouco efetivamente analisamos como será a  nossa atitude futura.

Num desses percursos do tempo, um carro passa por mim correndo demais, me ultrapassa com certa ira, balbucia algo (nem procuro entender ). Observo toda aquela explosão de insolência seguir a minha frente. Porém o tempo faz com que mais ali à frente nos encontremos e esse distinto motorista escravizado pelo tempo, buzina enlouquecidamente para um Catador de reciclagens. Esse trabalhador que segue pelo acostamento extremamente carregado, empurrando peso muito maior que as possibilidades que seu corpo suporta cujo tempo também lhe impõe impedimentos, se mais rápido pudesse ir com sua carrocinha com certeza mais recicláveis cataria e mais o dia lhe renderia recursos para sobreviver.

Qual seria a reação desse distinto motorista escravizado pelo tempo se ao chegar ao portão de sua casa e  encontrasse muitos recicláveis espalhados bem a frente de seu portão impedindo sua entrada rápida na garagem na qual o portão abre-se eletronicamente? Buzinaria exaustivamente?

Embora o tempo nem sempre conspire a nosso favor ele sempre vai nos orientar, e se permitirmos vai nos auxiliar ao dividi-lo entre família, trabalho, e lazer. Entretanto jamais podemos culpá-lo pelos desastres que nos envolvemos na tentativa de superar a falta de tempo. Nas imprudências no trânsito ou nas atitudes incivilizadas com terceiros, o que demonstra a falta de consciência do próprio tempo em que vivemos  e que nos faz perder ainda mais tempo.

Falando em TEMPO a Coluna Ambiente  , publicação semanal na qual assinava até  dia 04/08/2012 todos os sábados no jornal O POPULAR da cidade de Mogi Mirim-SP completou um ano com 52 encontros de leitura e reflexão.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...