9 de setembro de 2012

SER OU NÃO SER UM “ECO-CHATO”



Adriana Teixeira Simoni

Se você gosta da vida, da possibilidade de correr por um gramado, sentir cheiro de terra molhada quando se inicia a quedas dos primeiros pingos de chuva , se você consegue perceber-se saciado da sede ao  beber um copo d’água, apreciar uma corredeira de rio ,  contemplar um amanhecer fantástico com a luz do sol, sentir  o perfume das  flores,  ver pássaros e animais diversos,  então  seja um “eco-chato”  enquanto há tempo.

Acredite ser um “Eco-chato” pode não resolver o processo em que a humanidade se encontra encurralada entre o avanço tecnológico e a certeza de que o planeta pode estar prestes a entrar em colapso. Mas se torna uma identidade necessária para garantirmos  que o  planeta seja  mais saudável e longevo.

É fato que não podemos nos mobilizar contra o avanço da tecnologia preconizando  uma  vida mais simples, o retorno a uma vivência primitiva . Desta  forma  estaríamos  colocando  em risco a cura das doenças e  potencial falta de alimentos para a humanidade. Não há como parar o crescimento e  a evolução, mas existem formas mais  sustentáveis de  se viver.

E então podemos incitar nesta mesma humanidade, o comprometimento com  viver ecológica e sustentavelmente. Toda e qualquer atividade produtiva e de consumo causa um impacto ambiental. Precisamos nos mobilizar para que a cada impacto tenhamos uma compensação imediata, contabilizando entrada e saída na contabilidade ambiental. Um dano cometido  para  duas ações curativas. Contabilidade errada! Não, precisamos compensar   os danos cometidos a décadas e que não foram compensados sendo assim dois processos curativos para cada impacto negativo!

Apesar da taxação de contrários ao desenvolvimento do País,  retórica bastante  utilizada por latifundiários interessados em devastar áreas e aumentar suas lavouras,   os ambientalistas,  os  “Eco-chatos” devem  continuar sustentando todas as suas pertinentes formas de defesa do ambiente difundido a toda coletividade a idéia de promovermos  a cura   e  mais   cuidados  com a Vida no planeta.

Seja motivando  pequenas ações , seja mobilizando uma multidão de “eco-interessados”  nosso mérito de ecologicamente corretos  será reconhecido na conservação da biodiversidade planetária em uso de uma vida sustentável.

“A natureza não se engana nunca, somos nós que nós enganamos”        Jean-Jacques Rousseau.

2 comentários:

Bruno Simomura disse...

Oi Adriana, tudo bem?

Conheci o seu blog hoje pelo Google, achei muito legal esses seus posts sobre a sustentabilidade do meio ambiente, simplesmente fantástico!

Aproveitei o gancho e eu escrevi também um post onde eu citei o seu trabalho, porque tem tudo a ver com o meu ramo de atuação na área publicitária.

Vou deixar um link, se você quiser dar uma olhada:

http://publicidade.blog.br/criatividade-com-garrafa-pet/

Ah sim, eu acabei pegando uma imagem sobre criatividade aqui no blog, e citei uma fonte para você. Se tiver algum problema com o uso dessa imagem, você pode me avisar, tudo bem?

Obrigado e parabéns pelo blog!

Adriana Teixeira Simoni (@Drikafarah) disse...

Que bacana Bruno!! Obrigada pela visita. O interesse do Blogue IDEIAS SUSTENTÁVEIS é justamente divulgar ideias, pode levar sim, a fonte é importante obrigada!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...