13 de abril de 2014

ENCONTRANDO MAIS ESPAÇO PARA COMPOSTAGEM


Ilhas de compostagens em NY para melhorar a gestão do lixo

Jessica Miwa
the-green-loop-ilhas-compostagens-em-NY-para-melhor-gestao-lixo_01

O que fazer com a montanha de lixo que as grandes cidades produzem todos os dias? Enquanto o consumo não diminui, tem gente que fica matutando para encontrar boas soluções. É o caso da equipe de arquitetos da Present Architeture, de Nova York, que criou um projeto genial – The Green Loop* -, que reúne dez ilhas decompostagens espalhadas pela cidade.
Todos os anos o município produz aproximadamente 14 milhões de toneladas de lixo, cerca de 30% é orgânico. Esse detrito todo demanda U$ 300 mil para ser encaminhado ao destino adequado – fora do estado!!– além do prejuízo ambiental, que vai deemissões de gases de efeito estufa a grandes depósitos de resíduos que só crescem.
O The Green Loop deverá ser construído no Rio Hudson e contempla horta comunitária e vasta área verde para uso de moradores e turistas. A compostagem aconteceria embaixo do espaço de convivência. Para dar conta da quantidade de lixo orgânico produzido na cidade, seriam necessárias dez ilhas.
É um projeto bastante inovador que, pelo que parece, ajudaria a melhorar a gestão do lixo de Nova York e seria um grande apoio para as iniciativas lançadas pela gestão do antigo prefeito, Michael Bloomberg. Ele planejava implementar serviços de compostagem na cidade e chegou a lançar programa-teste antes de sair.
No distrito de Staten Island, 3,5 mil famílias se voluntariaram para participar desse programa, que já deu bons resultados e permite estimativa animadora: que 100 mil toneladas diárias seriam poupadas, caso a medida fosse ampliada para a cidade inteira.
Não se sabe se o programa será continuado pelo novo chefe da administração municipal, Bill de Blasio. Quem sabe ele se inspira no The Green Loop para promover uma cidade ainda mais sustentável.
O projeto contempla vasta área verde que seria bem aproveitada por moradores e turistas
Moradores em mutirão para cuidar da horta comunitária do The Green Loop
Trabalhadores responsáveis pela compostagem da cidade, na parte de baixo de cada ilha
Fonte:http://planetasustentavel.abril.com.br/blog/blog-da-redacao/ilhas-de-compostagens-em-ny-para-melhorar-a-gestao-do-lixo/


Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...